Qual a melhor máquina de solda inversora? Confira a lista!

Nem sempre é uma tarefa fácil escolher o aparelho de solda certo para determinados trabalhos, ainda mais conhecer com precisão quais são as melhores funcionalidades desse equipamento, certo? Considerando ainda o crescimento anual das tecnologias envolvidas para a produção desse maquinário, a situação fica ainda mais complicada.

Para você que está a procura de uma máquina de solda de alta qualidade para abrir seu novo negócio ou mesmo para renovar seu maquinário antigo, o blog Capital do Campo tem como te ajudar: separamos 8 modelos de máquina de solda com explicações detalhadas de cada um deles para que você conheça e saiba em detalhes sobre os melhores modelos disponíveis no mercado atualmente.

Venha com a gente e confira nossas indicações!

1. Inversora Solda Elétrica TIG Trifásica/Monofásica 150 à 450v

O modelo de inversora apresenta como parte de suas funcionalidades Inversora Eletrodo/TIG, tecnologia IGBT, painel digital e conector de 13mm. Trabalha com circuito aberto em qualquer voltagem de 150 – 450V numa rede monofásica ou trifásica, sendo capaz de manter excelência e estabilidade de soldadura nas piores condições em oscilação de tensão na rede.

 Inversora Solda Elétrica TIG Trifásica/Monofásica 150 à 450v

Suas dimensões são de 50x23x38cm com soldagem em processo eletrodo revestido e Lift TIG. Máxima tensão de saída, estável contra flutuações de voltagem. Fácil de operar, compacta, leve e muito econômica.

2. Máquina de Solda Modelo Vulcano MIG 412

A máquina de solda Vulcano MIG 412 apresenta placa de controle microprocessada com 2 toques/4 toques, intermitência e ponteamento com tempo livre de programação. Além disso, oferece teste de gás, ajuste de burn back, inserção de arame com velocidade programável e ventilação inteligente.

Máquina de Solda Modelo Vulcano MIG 412

Com um gabinete com design moderno, a máquina possui porta tocha e várias soluções práticas de refrigeração do equipamento e ergonomia. O modelo é recomendado para a soldagem de materiais, como aço de baixa liga, aço de alta liga, alumínio e cobre. Sua dimensão é de 850x435x850mm, sem o cabeçote.

3. Conjunto Prático de Solda PPU AC

Com o conjunto de Solda PPU AC é possível ser encontrado em diversas montagens, de acordo com sua aplicação. É ideal para utilizações onde a mobilidade do operador e a versatilidade do serviço é essencial. Apresenta peso de 39kg e seu conjunto prático pode ser montado em qualquer lugar, basta carregar os cilindros de gases e iniciar a operação.

Conjunto Prático de Solda PPU AC

4. Inversora para Solda 220 Volts 140 Amperes

O modelo da HandyArc apresenta eletrodos de até 2,5mm e pode ser usado por prazo prolongado. Modelo portátil com peso de apenas 3kg.

Inversora para Solda 220 Volts 140 Amperes

Com um design super compacto, a máquina cabe no baú da moto e no armário de ferramentas com facilidade. Possui ótima soldabilidade com eletrodos revestidos, assim como fácil abertura de arco.

Solda todos os tipos de materiais, entre eles, aço carbono, alumínio, ligas de cromo e níquel. Além disso, seu Turbo Refrigeração oferece uma ventilação eficiente que garante que a máquina trabalhe o dia todo, garantindo um painel super fácil de usar com ajuste dos parâmetros pela bitola do eletrodo.

5. Inversora Solda MIG 250 Amperes Trifásico 380v

A Inversora MIG 250BR foi desenvolvida com alta qualidade e tecnologia de ponta. É composto e apresenta chave de segurança ativada quando a temperatura aumenta. Com excelente regulagem de amperagem, consegue soldar facilmente inox e aço carbono. Ideal para indústrias metalúrgicas, oficinas mecânicas, funilaria e serralherias.

Apresenta como parte de suas especificações técnicas, amperagem máxima de 250, tensão nominal de 220/380V Trifásica, proteção térmica, peso de 52kg e tamanho de 890x380x 900mm.

6. Retificador MIG-MAG 250 Trifásico 220/380

O retificador MIG-MAG 250 apresenta velocidade do fio ajustável até encosta, arame ajustável e função de tocha em duas e em quatro fases. Sua soldagem é feita de forma padrão com composto curto, ou spray usando arco de Argônio, mistura de gases e CO².

Apresenta também proteção contra superaquecimento, capacidade nominal de entrada de 9kVA, saída de tensão de circuito aberto de 18-35V e ajuste de corrente de soldagem de 30-250A.

7. Retificador para Solda Trifásico (40-400-AMP)

Retificadora para soldagem a arco, utiliza somente materiais de excelentes características, como o aço silício acesita, proporcionando melhor rendimento e maior eficiência elétrica. Com seu design estrutural com rodas, o trabalho de uso, operação, manuseio e o transporte se tornam ainda mais fáceis, fazendo desse aparelho ideal para os mais exigentes profissionais.

Retificador para Solda Trifásico (40-400-AMP)

O modelo 40-400-AMP apresenta trifásica de tensão de 220/380/440V, corrente de trabalho de 40 à 400A, eletrodo E 6013 de 2,00 – 6,00mm, classe de isolação tipo B e ciclo de trabalho de 25% a 400A.

8. Máquina de Solda Inversora 220A Flama 221

A linha FLAMA da Boxer apresenta selo “sem parar” para soldar determinada bitola de eletrodo sem que a máquina precise parar para descansar e atrasar o seu trabalho. Recomendado uso de eletrodo de 3.25mm para o modelo 221.

 Máquina de Solda Inversora 220A Flama 221

Oferece alta capacidade de identificar o tipo de operação, fazendo com que a solda cumpra funções especiais para facilitar o trabalho. O modelo acompanha acessórios, como cinta de transporte, cabos de solda, picadeira, escova e máscara de proteção.

Feita para soldagem de aço inox, ferro fundido e alumínio, apresenta voltagem de 220V, corrente de 220A, tensão em vazio de 75V, eletrodos de até 5,0mm, engate de 13mm e display digital.

Qual a utilidade de uma máquina de solda?

Para quem ainda não tem muita certeza de qual ou quais as finalidades de uma máquina de solda, a máquina de solda serve principalmente para unir duas peças metálicas distintas por meio de alta pressão e calor.

O aparelho é uma ferramenta muito utilizada em indústrias siderúrgicas, metalúrgicas e automobilísticas. Cada um dos modelos apresenta tamanho e potências distintas para a execução de uma série de trabalhos de pequeno a grande porte.

Essas máquinas também são classificadas em três diferentes denominações:

  • Retificadoras de Solda, que operam entre 200 e 500 Ampere. São máquinas mais pesadas e robustas, sendo utilizadas principalmente em serviços industriais, ou seja, de grande escala;
  • Transformadoras de Solda, que trabalham com potência de até 300 Amperes. Esses modelos são alimentados por redes de alta tensão e baixa corrente. Atualmente têm sido substituídas pelos modelos inversores;
  • Inversoras de Solda, que trabalham com potência de 50 até 250 Amperes. Esse tipo de solda é mais moderna, apresenta peso bem menor e, em muitos casos, são portáteis, permitindo seu uso em diversos locais sem muita dificuldade.

Como escolher o modelo certo de máquina de Solda?

Escolher o modelo ideal de máquina de solda irá depender muito de qual tipo de serviço você pretende executar com o equipamento, ou seja, qual modelo irá atender às suas demandas de trabalho e, claro, aquele que também ofereça o melhor custo-benefício.

homem soldando uma peça automotiva

Existem modelos feitos para trabalhos em larga escala, modelos feitos para trabalhos em pequena escala e modelos intermediários. Em geral, os tipos industriais são aqueles usados em fábricas especializadas em produtos de metal. Os modelos pequenos são aqueles usados para serviços caseiros, como consertos de portões, janelas e outros.

Já os modelos de médio porte, são costumeiramente usados em oficinas e empresas que trabalham com solda diariamente, que não necessitam de grandes modelos para isso, porém, precisam de potências maiores para a execução de seu trabalho.

Para que sua escolha seja a mais assertiva, é preciso saber com precisão e se atentar em quais desses processos seu trabalho se encaixa melhor. São três opções diferentes que servem para facilitar sua escolha e garantir seu investimento nesse tipo de equipamento. Confira:

Eletrodo Revestido

Também chamada de MMA, esse tipo de solda é ideal para hobbystas e profissionais de pequeno porte. Esse é um tipo de soldagem mais simples que oferece um trabalho bastante versátil, simples e fácil de executar.

Seu custo de compra e gastos de uso são mais baixos e sua operação funciona com cabos garra jacaré. Seu processo de solda é básico e pode ser aplicado nos mais diversos materiais, como ligas de aço.

Solda MIG

Solda considerada tipo intermediário, a solda Mig oferece mais agilidade para profissionais com demanda mais alta, e é costumeiramente utilizada em oficinas e fábricas para execução de serviços mais rápidos, mas que exigem potências maiores.

Esse tipo de soldagem, conhecida como MIG/MAG, é caracterizada pelo uso de um tipo de consumível em forma de arame. Além de proporcionar ótimos resultados, também consegue oferecer uma maior facilidade de uso e alto ganho na agilidade do trabalho.

Solda TIG

Seu processo de soldagem é feito através da utilização de um gás de proteção e por um eletrodo de tungstênio. É costumeiramente utilizado em grandes indústrias para o chumbamento de grandes peças de metal, exigindo maior destreza e conhecimento de uso do operador.

O aparelho pode ser usado em qualquer tipo de processo de soldagem, sendo classificado dentro dos 3 tipos de solda.

Agora que você já conhece os principais modelos de máquina de solda do mercado e também algumas informações extras de como comprar, fique ligado também na lista de ferramentas para soldar que nós aqui do Capital do Campo fizemos especialmente para você.

Obrigado pela companhia e até a próxima!

Avalie este post
Compartilhe:
Capital do Campo

capitaldocampo

O Capital do Campo tornou-se o seu melhor portal de notícias sobre o mundo do agronegócio. Em primeiro lugar, você encontrará aqui no portal Capital do Campo inúmeros artigos informativos sobre os principais temas da agricultura e tudo que ela envolve. Além disso, temos informações relevantes para que você tenha acesso as notícias do agronegócio assim como outros temas de agricultura, pecuária e meio ambiente. O meio rural possui uma extensão enorme de assuntos que podem ser discutidos, por isso o Portal Capital do Campo foi desenvolvido para que desta maneira você agricultor, pecuarista e trabalhador rural informe-se diariamente com conteúdos novos, íntegros e de qualidade. Em suma, o Portal Capital do Campo foi desenvolvido por nós, da empresa A. Camargo. Se você ainda não nos conhece, saiba que somos do ramo agrícola, especializados em peças, máquinas e ferramentas. Sendo assim, criamos o Capital do Campo com o intuito de fornecer informação á você consumidor e produtor do campo, fortalecendo a parceria e confiança entre ambas as partes. O agronegócio e tudo que a agricultura e pecuária envolvem demandam informes e dados de quem entende do assunto. Nada melhor então, que nós que estamos á tanto tempo no ramo rural, levarmos este tipo de referência até você! A troca de informações em nosso portal Capital do Campo será mútua. Vamos aprender juntos o melhor: nós do Portal, a empresa A. Camargo e você! Sinta-se á vontade, o Capital do Campo é nosso lar!

Deixe um comentário