Como usar sulfato de magnésio nas plantas?

Visando suprir as necessidades nutricionais das plantas, a aplicação foliar serve especificamente para garantir que as folhas se mantenham sadias por muito mais tempo. Essa é uma forma bastante viável e uma alternativa muito econômica para corrigir certas deficiências que possam ter ocorrido ainda no período de adubação.

Entre as deficiências nutricionais mais comuns está a falta de magnésio (Mg) nas folhas. Mas como usar sulfato de magnésio nas plantas após a adubação? A utilização do método de aplicação de sulfato de magnésio diluído diretamente sobre a planta é uma boa forma de corrigir esses erros e tem o objetivo de aumentar a taxa fotossintética, garantir o desenvolvimento ideal das plantas e também garantir permanência da saúde da cultura e sua alta taxa de produtividade.

A utilização de sulfato de magnésio nas plantas também fornece suprimento básico de Enxofre (S), além do Mg propriamente, contribuindo e estimulando o crescimento adequado da cultura. Esse método de aplicação e correção nutricional gera efeitos muito positivos no desempenho agronômico de culturas como arroz, trigo, batata, café, cana de açúcar, feijão, arroz entre outros.

Como usar sulfato de magnésio nas plantas?

Para grandes aplicações, é possível encontrar facilmente sulfato de magnésio em grandes quantidades, mas quem quer corrigir essa deficiência nutricional em jardins, também não terá dificuldade alguma em encontrar o produto em sachês com pequenas doses.

De qualquer forma, tanto a preparação da solução quanto a aplicação são feitas de maneira similar em grande ou pequena quantidade. Mas para isso será necessário um bom aplicador para pulverização.

1. Calcule as quantidades e as medidas corretas

Antes de mais nada, com o sulfato de magnésio em mãos, faça um cálculo de área para saber quanto utilizar na plantação, dosagens excessivas podem acarretar em perda parcial da cultura. Tenha em mente que, as diluições indicadas são por 100L de água e referem-se ao volume de calda de 400L/ha. Em suma, a quantidade de produto deve se manter sempre no mesmo volume de produto por área e a quantidade de água deve ser maior para uma solução ideal.

2. Diluição, mistura e solução

Com todas as medidas corretas, dilua o sulfato de magnésio na água em um recipiente adequado, mexendo muito bem para que não sobre nenhum grumo, isso evita desperdício e também que os resíduos fiquem presos no aplicador. Após a solução completa, espere ao menos 20 minutos para que o produto descanse e agregue propriamente sozinho.

3. Aplique a solução sobre a folhagem

Após o processo de diluição, insira o produto em um aplicador/equipamento apropriado e aplique o sulfato de magnésio através do método de pulverização foliar. Molhe muito bem as plantas com a solução e tente cobri-las o máximo possível. Faça isso em todas as plantas com essa deficiência nutricional.

O que exatamente é a aplicação foliar?

Em geral, a maneira mais convencional de aplicação de nutrientes para correção de Magnésio e outras deficiências é feita através da adubação química e/ou orgânica diretamente no solo, logo após a análise do solo. Nesse método, os nutrientes são absorvidos diretamente pelas raízes da planta.

Ainda sim, muitas vezes a aplicação de Mg em quantidades corretas acaba sendo negligenciado ainda no processo de adubação do solo, necessitando posteriormente de soluções paliativas para garantir a saúde das plantas.

Uma dessas soluções paliativas é o método de aplicação foliar, em que fertilizantes são borrifados diretamente sobre as folhas das plantas através de soluções altamente nutricionais. Dessa forma, o enxofre e o Mg são absorvidos pelas cutículas das plantas por meio de suas rupturas ou dos microcanais, de forma passiva e ativa.

Devido a sua alta taxa de solubilidade, o sulfato de magnésio consegue ser absorvido muito rapidamente pelas plantas garantindo disponibilidade de nutrientes e oferece resultados que podem ser observados praticamente de forma imediata.

O papel do magnésio na nutrição das plantas

O Mg atua na síntese proteica da planta, ou seja, na formação da clorofila, no carregamento do floema, desenvolvimento do sistema radicular e também na utilização de fotoassimilados. Além disso, o Mg também é capaz de auxiliar na fixação de gás carbônico, ativação de aminoácidos e absorção apropriada de fósforo.

Outro detalhe que faz da aplicação foliar ideal para a restauração nutricional nas plantas é que a grande maioria do Mg absorvido por elas permanece em seus caules e folhas.

Restrições da aplicação foliar de sulfato de magnésio

Por ser um método que deixa a superfície das folhas completamente molhadas, existe risco de formação de fungos. Por isso, a aplicação foliar de sulfato de magnésio deve ser evitada nas horas mais quentes do dia. Aproveite os horários mais amenos ou momentos de céu nublado.

Em casos de deficiência de ferro nas plantas, a aplicação de sulfato de magnésio também deve ser evitada. O sulfato acaba criando uma solução extremamente ácida, principalmente no solo, indisponibilizando a permanência e absorção de outros nutrientes na planta.

Esperamos que a leitura tenha sido produtiva e útil em seu trabalho. Aproveite sua visita e confira outros de nossos textos do blog. Toda semana você encontra um novo tema aqui na Capital do Campo. Até mais!

4/5 - (Total de avaliações: 1)
Compartilhe:
Capital do Campo

capitaldocampo

O Capital do Campo tornou-se o seu melhor portal de notícias sobre o mundo do agronegócio. Em primeiro lugar, você encontrará aqui no portal Capital do Campo inúmeros artigos informativos sobre os principais temas da agricultura e tudo que ela envolve. Além disso, temos informações relevantes para que você tenha acesso as notícias do agronegócio assim como outros temas de agricultura, pecuária e meio ambiente. O meio rural possui uma extensão enorme de assuntos que podem ser discutidos, por isso o Portal Capital do Campo foi desenvolvido para que desta maneira você agricultor, pecuarista e trabalhador rural informe-se diariamente com conteúdos novos, íntegros e de qualidade. Em suma, o Portal Capital do Campo foi desenvolvido por nós, da empresa A. Camargo. Se você ainda não nos conhece, saiba que somos do ramo agrícola, especializados em peças, máquinas e ferramentas. Sendo assim, criamos o Capital do Campo com o intuito de fornecer informação á você consumidor e produtor do campo, fortalecendo a parceria e confiança entre ambas as partes. O agronegócio e tudo que a agricultura e pecuária envolvem demandam informes e dados de quem entende do assunto. Nada melhor então, que nós que estamos á tanto tempo no ramo rural, levarmos este tipo de referência até você! A troca de informações em nosso portal Capital do Campo será mútua. Vamos aprender juntos o melhor: nós do Portal, a empresa A. Camargo e você! Sinta-se á vontade, o Capital do Campo é nosso lar!

Deixe um comentário