8 nomes de implementos agrícolas: saiba os principais tipos!

Os implementos agrícolas são usados na otimização de tempo das atividades na lavoura e conseguem trazer maior agilidade e eficiência em todas as etapas de plantio, além disso, também geram aumento dos lucros, sendo excelentes alternativas para produtores rurais.

Esses implementos são encontrados em um grande número de variações, modelos e funções. E se você, agricultor, que pretende elevar significativamente não somente o desempenho de suas atividades, mas também melhorar seus resultados de produção, conhecer cada um deles é fundamental.

Confira quais são os 8 principais implementos agrícolas usados na lavoura e tenha informações úteis que você precisa levar em conta antes de fazer a sua compra!

Implementos agrícolas: o que são?

Os implementos agrícolas são equipamentos que vão acoplados a um sistema de tração de tratores. Cada um desses implementos é desenvolvido especialmente para auxiliar e otimizar toda e qualquer atividade agrícola a qual sua aplicação é feita.

Os implementos agrícolas exercem funções específicas na lavoura e são utilizados desde o preparo do solo até o fim do ciclo daquela cultura.

Quais os tipos de implementos agrícolas?

Nossa lista de implementos agrícolas contém produtos fáceis de encontrar à venda no mercado especializado seus vários tipos. Confira quais são os implementos agrícolas mais usados em uma lavoura e descubra mais sobre cada um deles!

1. Arado

A função principal do arado é a de preparar o solo para cultivar determinados tipos de plantas, atuando na camada superficial da terra e oferecendo condições propícias para o plantio. Ao arado é um implemento que ajuda a enterrar os restos de cultivos anteriores e até mesmo plantas daninhas, além de:

  • Melhorar o acesso da água no solo;
  • Construir curvas de nível para a semeadura;
  • Incorporar melhor adubos de correção de solo.

São também classificados conforme os seus tamanhos e formatos. Sendo divididos em:

  • Arados de discos – Formados por discos, colunas e cubos, ficam acoplados ao trator e são usados para promover o corte, elevação e mobilização da leiva.
  • Arados de aivecas – Apresentam superfície torcida, chamada de “aiveca”, sendo responsável por elevar, torcer e inverter parcialmente a leiva cortada.

2. Semeadora/Adubadora

Usada para depósito de sementes e adubo no sulco de plantio, é um equipamento básico que todo agricultor precisa ter. A semeadora/adubadeira possibilita o monitoramento das distribuições das sementes e adubos sobre o solo em tempo real. Esse trabalho impede que aconteça com que as sementes sejam colocadas uma sobre as outras ao longo do processo.

semeadoras vermelhas

Entre os principais modelos disponíveis no mercado atualmente, as semeadoras/adubadora podem apresentar funções específicas de plantio de culturas, como também podem ser adaptáveis para semeadura de outros diversos tipos de plantio, como:

  • Sementes miúdas o/eu graúdas;
  • Plantio direto ou convencional;
  • Semeadura de fluxo contínuo e/ou precisão.

3. Grades

Utilizadas diretamente no preparo do solo, este equipamento tem como objetivo ajustar e melhorar as condições do solo para que a semeadura seja feita com maior precisão.

grades agrícolas

O implemento é usado para a aração e gradagem, seu preparo resulta em maior incorporação de adubos orgânicos ou químicos, melhor enterrio de sementes distribuídas a lanço e destorroamento adequado da terra. As grades são classificadas de acordo com sua peça, atuando sobre o solo diretamente:

  • Dentes – apresenta estrutura de metal podendo ser rígidos ou articulados;
  • Molas – fica em contato constante com o solo e apresentam alta semelhança a uma mola;
  • Disco – a grade mais utilizada na agricultura, é dividida em dois modelos, niveladora e aradora.

Já falamos em detalhes sobre esse tipo de implemento aqui no blog. Clique aqui e confira tudo sobre grade aradora!

4. Subsolador

O subsolador é usado em regiões que apresentam solo muito compacto, atuando na função de desagregar essas camadas compactadas e apresenta hastes de metal que atingem profundidades de até 1,10 m.

subsolador no solo

São equipamentos bastante robustos e que demandam uma grande força de tração, ou seja, tratores mais potentes. É também um dos implementos com custo operacional mais alto, exigindo consumo maior de combustível dos veículos agrícolas.

Para trabalhar com um subsolador é preciso ficar bastante atento às suas diferentes calibrações, angulação e espaçamento entre as hastes, já que quanto maior o número delas, maior será o gasto que esse implemento irá gerar.

5. Pulverizador

Utilizados na realização de aplicação de produtos fitossanitários nas lavouras, os pulverizadores ajudam no processo de manter afastada da plantação a invasão de plantas daninhas, patógenos, diversos tipos de insetos e pragas variadas .

homem no pulverizador

São utilizadas para uma série de diferentes tipos de culturas, apresentando alta versatilidade e alta performance em suas aplicações. Podem ser encontrados no mercado do segmento em dois modelos diferentes:

  • Pulverizador atomizador – apresenta como característica principal um ou mais ventiladores responsáveis pelo fluxo de ar.
  • Pulverizador de barra – apresenta tanque de volume variável e barras com os bicos de aplicações. São utilizados em tipos diferentes de culturas e são equipados com ferramentas que permitem a pulverização em taxa variável.

6. Rolo Faca

É utilizado para o manejo dos restos culturais restantes sobre o solo. Seu processo é feito pela rolagem e picagem da biomassa vegetal presente no solo e oferece maior desempenho, evitando também os embuchamentos.

O rolo faca também é usado para áreas onde há o método de plantio direto.

Além disso, o rolo faca permite a decomposição mais acelerada da biomassa possibilitando que os nutrientes advindos da adubação verde sejam acrescentados ao solo de forma mais completa e de maneira muito mais rápida.

7. Enxada rotativa

Usados especialmente para o preparo do solo, a enxada rotativa é feita para eliminar plantas daninhas, aplicação de corretivos, restos culturais, trituração e incorporação de fertilizantes.

Sua estrutura é composta por lâminas flandes giratórias em torno de um eixo horizontal, ou seja, de maneira transversal aquela a qual o trator está se deslocando. Essa posição, em especial, possibilita que o preparo do solo seja feito todo em uma única operação diária.

Quer saber mais sobre o que é como fazer o preparo do solo? Clique aqui e saiba exatamente como fazer!

8. Colhedoras de forragem

Um dos implementos mais econômicos quando se trata de gastos com combustível, as colhedeiras de forragem são utilizadas para o recolhimento de forragem, ou seja, para o recolhimento de plantas verdes que serão posteriormente utilizadas para fazer silagem.

São costumeiramente usadas em áreas destinadas ao cultivo de hortaliças e de flores atuando em profundidades que atingem entre 10 cm até 20 cm, podendo também alcançar até 25cm em algumas ocasiões.

A profundidade de aplicação desses equipamentos pode variar em relação ao tamanho das peças usadas no processo, ou seja, das lâminas e dos flanges.

Saiba mais sobre o mundo agrícola com o Capital do Campo

Conhecendo mais sobre os principais implementos agrícolas utilizados na lavoura, fica muito mais fácil identificar qual é o melhor equipamento para executar certas funções em seu cultivo.

Agora que você já sabe quais são todos os implementos agrícolas, conheça também outras dicas excelentes aqui no blog Capital do Campo de como comprar os eu trator agrícola!

Fique atento em nosso blog e confira nossos textos novos toda semana, sempre com um assunto mais interessante que o outro!

Avalie este post
Compartilhe:
Capital do Campo

capitaldocampo

O Capital do Campo tornou-se o seu melhor portal de notícias sobre o mundo do agronegócio. Em primeiro lugar, você encontrará aqui no portal Capital do Campo inúmeros artigos informativos sobre os principais temas da agricultura e tudo que ela envolve. Além disso, temos informações relevantes para que você tenha acesso as notícias do agronegócio assim como outros temas de agricultura, pecuária e meio ambiente. O meio rural possui uma extensão enorme de assuntos que podem ser discutidos, por isso o Portal Capital do Campo foi desenvolvido para que desta maneira você agricultor, pecuarista e trabalhador rural informe-se diariamente com conteúdos novos, íntegros e de qualidade. Em suma, o Portal Capital do Campo foi desenvolvido por nós, da empresa A. Camargo. Se você ainda não nos conhece, saiba que somos do ramo agrícola, especializados em peças, máquinas e ferramentas. Sendo assim, criamos o Capital do Campo com o intuito de fornecer informação á você consumidor e produtor do campo, fortalecendo a parceria e confiança entre ambas as partes. O agronegócio e tudo que a agricultura e pecuária envolvem demandam informes e dados de quem entende do assunto. Nada melhor então, que nós que estamos á tanto tempo no ramo rural, levarmos este tipo de referência até você! A troca de informações em nosso portal Capital do Campo será mútua. Vamos aprender juntos o melhor: nós do Portal, a empresa A. Camargo e você! Sinta-se á vontade, o Capital do Campo é nosso lar!

Deixe um comentário