Ureia para plantas: Para que Serve?

Disponível para aplicação de forma prática no solo, a ureia é muito importante para que as plantas tenham uma vida saudável e o fruto tenha um bom desenvolvimento. Vamos entender qual são os benefícios da ureia para as plantas, para que serve e melhor forma de uso!

O que é a ureia?

A ureia é uma substância encontrada na natureza e em nosso organismo. É sintetizada de forma industrial para ser usada como fertilizante em forma de granulado. Por ter baixo custo para produção e fácil aplicação, é uma opção muito usada por agricultores.

A ureia agrícola oferece cerca de 40 a 46% de nitrogênio. Como a absorção nem sempre é completa, é importante que seja utilizado as substâncias mais ricas em nutrientes.

Por ter diferentes funções, entender para que servem os adubos é fundamental para saber as necessidades do seu cultivo e tratá-lo da melhor forma possível.

Para que serve a ureia na agricultura?

A ureia serve como fertilizante na agricultura. Fonte de nitrogênio (N), ela é aplicada no solo e é fundamental para o bom desenvolvimento do cultivo. É o nutriente mais consumido pelas plantas. Fundamental para o crescimento vegetal, ele está presente no DNA da planta.

Quando usar ureia nas plantas?

A falta de nitrogênio nas plantas se manifesta de forma visível. É possível notar:

  • amarelamento nas folhas;
  • diminuição do tamanho dos frutos;
  • diminuição do tamanho do caule e raízes.

É importante fazer uma análise prévia, pois pode existir deficiência de outros nutrientes, assim como a variação do PH do solo. Nestes casos são necessárias correções de solo. Caso os demais nutrientes estejam em níveis adequados, de fato será necessário ajuste de ureia no plantio.

A ureia deve ser aplicada em solo seco. Se aplicada em solo úmido, ela se transforma em amônia. A ocorrência de chuva após a aplicação da ureia pode comprometer a ação desse tipo de adubação, resultando na evaporação do nutriente, pois é muito solúvel.

Também não é indicado que a ureia entre em contato direto com a planta quando úmida, pois podem causar queimaduras. Para que isso não aconteça, é necessário diluir a ureia numa proporção precisa entre água e ureia.

O estágio da cultura mais indicado para aplicação vai depender do que está sendo cultivado. Por isso vamos entender mais sobre algumas opções a seguir.

Estágio ideal para aplicação de ureia na cultura do milho

O momento mais indicado para aplicação de ureia da cultura do milho é aproximadamente na terceira semana, em torno do V5. Nesse momento, a planta já consumiu a maior parte do nitrogênio presente no solo e o milho tem maior crescimento.

Estágio ideal para aplicação da ureia na cultura de aveia e grãos

Neste caso, foram observados melhores resultados quando aplicação acontece entre 25º e 30º dia após a emergência. Causando melhor absorção e, consequentemente, maior crescimento e frutos.

Em quantos dias a ureia faz efeito?

Após sua aplicação, a ureia leva cerca de 3 dias para ser absorvida pelo solo. Só a partir daí que a planta pode receber os nutrientes, para então vermos os efeitos da ureia na planta.

Os efeitos da ureia podem ser observados no surgimento de novos brotos, folhas bem verdes e frutos bem nutridos.

Qual a quantidade de ureia por planta?

Para identificar a quantidade ideal de ureia, é necessário realizar a análise do solo associado a informação de qual cultivo será aplicado.

Pois se aplicado em pouca quantidade, pode não apresentar resultados significativos. E se inserido em excesso no solo, pode atrapalhar o crescimento das plantas. Como resultado, a ocorrência do arqueamento das plantas, efeito chamado acamamento da lavoura.

Para pequenas aplicações como hortas, gramas ou canteiros, pode ser feito o cálculo de 15 gramas para cada m².

Como fazer adubação com ureia?

É possível aplicar a ureia granulada, como é mais conhecida, mas também pode ser feita com ela diluída em água. Na aplicação da lavoura, existem muitas perdas de nitrogênios para a atmosfera. Essas perdas podem atingir um nível de 50%.

O ideal para que isso não aconteça é realizar a aplicação em um solo que não esteja úmido. Então, procure realizar a aplicação antes de chuvas e irrigações. De forma delicada, pode ser misturado o adubo com o solo.

A aplicação diluída é uma opção mais usada em pequenas plantações, isso porque a aplicação deve ser feita nas folhas, de forma cuidadosa, com as proporções exatas para não vir acontecer queimaduras nas folhas. Neste caso, a ureia deve ser diluída em água. A proporção usada deve ser de duas gramas de ureia para casa litro de água.

Precauções com a aplicação de fertilizantes

Mesmo que você tenha conhecimento quanto a aplicação de adubo, é indicado que consulte um técnico ou engenheiro agrônomo antes. Após uma análise detalhada do solo, ele poderá orientar a melhor dosagem e aplicação de cada fertilizante.

Após entender mais sobre nitrogênio, podem surgir mais dúvidas sobre adubação e outras formas de cultivo. Por isso, indicamos que confira o post sobre como funciona o plantio de hortaliças.

No blog Capital do Campo, você encontra diversos conteúdos de qualidade para auxiliar no seu trabalho com a agricultura, aproveite!

5/5 - (Total de avaliações: 1)
Compartilhe:
Capital do Campo

capitaldocampo

O Capital do Campo tornou-se o seu melhor portal de notícias sobre o mundo do agronegócio. Em primeiro lugar, você encontrará aqui no portal Capital do Campo inúmeros artigos informativos sobre os principais temas da agricultura e tudo que ela envolve. Além disso, temos informações relevantes para que você tenha acesso as notícias do agronegócio assim como outros temas de agricultura, pecuária e meio ambiente. O meio rural possui uma extensão enorme de assuntos que podem ser discutidos, por isso o Portal Capital do Campo foi desenvolvido para que desta maneira você agricultor, pecuarista e trabalhador rural informe-se diariamente com conteúdos novos, íntegros e de qualidade. Em suma, o Portal Capital do Campo foi desenvolvido por nós, da empresa A. Camargo. Se você ainda não nos conhece, saiba que somos do ramo agrícola, especializados em peças, máquinas e ferramentas. Sendo assim, criamos o Capital do Campo com o intuito de fornecer informação á você consumidor e produtor do campo, fortalecendo a parceria e confiança entre ambas as partes. O agronegócio e tudo que a agricultura e pecuária envolvem demandam informes e dados de quem entende do assunto. Nada melhor então, que nós que estamos á tanto tempo no ramo rural, levarmos este tipo de referência até você! A troca de informações em nosso portal Capital do Campo será mútua. Vamos aprender juntos o melhor: nós do Portal, a empresa A. Camargo e você! Sinta-se á vontade, o Capital do Campo é nosso lar!

Deixe um comentário