Solo arenoso: quais são as características? Como corrigir?

Já falamos aqui no blog sobre as características e tratamentos referentes ao solo argiloso. Agora falaremos mais sobre os mesmos aspectos referentes ao solo arenoso. Discutiremos suas principais características e composição, os locais mais comuns onde ele pode ser encontrado e quais são os melhores e mais eficientes manejos para cultivo de plantas.

Antes de mais nada, vale a pena entender também o que é o solo. O solo é um produto das intempéries naturais do planeta e seu material físico/orgânico corresponde à decomposição de rochas por meio de ações como temperatura, processos erosivos provenientes da ação dos ventos, chuva e seres vivos, tais como bactérias e fungos, além de suas mais diversas características geológicas.

Com isso, é possível identificar sua formação química básica composta de silício, hidrogênio, oxigênio, alumínio e magnésio, assim como suas diferentes espessuras, cores, minérios, tipos de rochas, declives e vegetação natural.

O que são os solos arenosos?

Ainda que seja encontrado em todo o país, o solo arenoso é mais comum nas regiões norte do Brasil e tem como característica principal consistência granulosa como a areia. Seus poros grandes entre os grãos fazem com que a água e o ar circule com relativa facilidade, possibilitando que os minerais presentes nesse solo escoam rapidamente impedindo que nutrientes e umidade se fixem, sendo assim, contribuindo para tornar o solo pobre e não permitindo que plantas e micro-organismos se desenvolvam ali.

Solo arenoso: quais são as características? Como corrigir?

Composto por cerca de 70% de areia, em relação ao total de partículas sólidas, e 15% de argila, os solos arenosos, também conhecidos como solo leve , são solos com produtividade relativamente baixa e que vem atualmente sendo muito utilizada em diversas áreas da agricultura, muito pela necessidade de expansão agrícola e também pelo aumento tecnológico no desenvolvimento do plantio – desenvolvimento esse que ajudou a resolver diversos problemas quanto a nutrição e ajuste dos solos em diversas regiões.

Outra característica dos solos arenosos são seus aspectos únicos de fragilidade estrutural e alta capacidade de retenção de água em profundidade. A porosidade proeminente desses solos possibilita que a água passe diretamente entre os grãos, fazendo com que toda essa água atinja camadas profundas do solo e deixando a superfície seca muito mais rápido em comparação com outros tipos de solo.

Como corrigir o solo arenoso?

Mesmo com baixa qualidade e falta de nutrientes para o plantio de culturas, o solo arenoso não é improdutível e pode sim ser uma fonte de renda e produção forte com os cuidados e técnicas de manejo certas.

Para isso, é necessário a adoção de práticas de conservação e o cuidado do solo através de técnicas de manejo, utilizando um sistema de plantio direto com integração de lavoura e pecuária, rotação de culturas, adubação verde (adubo orgânico), dentre muitos outros. E para que isso seja feito, é importante sempre enfatizar a necessidade de uma boa análise de solo.

As práticas de tratamento do solo arenoso

Após a análise do solo, junto a uma análise química detalhada, é preciso traçar qual o melhor manejo da área para determinar com precisão a textura do solo que irá auxiliar no planejamento de irrigação e adubação.

Solo arenoso: quais são as características? Como corrigir?

Por apresentar pH ácido e baixa fertilidade, o manejo de solos arenosos é o ponto exato para alcançar produtividades grandes e com os resultados das análises é possível identificar com precisão qual a acidez exata do solo antes de iniciar as etapas de manejo.

Após os resultados é preciso reduzir essa alta elevação de acidez. Para isso, é indicado a utilização de calcário, já que o mesmo ajuda a estabilizar o pH. O calcário auxilia na neutralização de alumínio, ajudando assim em uma melhor disponibilização de magnésio e cálcio.

Como um último passo, é preciso manter constantemente a distribuição e fornecimento de adubo. As quantidades podem ser retiradas já na análise do solo levando em consideração também qual o tipo de cultura será feita na área.

As vantagens tecnológicas

Como já dito, o aumento e a melhoria nas práticas e na tecnologias dentro do campo superam expectativas e ajudam a explorar ainda mais a utilização de solos que antes eram considerados improdutivos. Uma delas é a agricultura de precisão que vem sendo incorporada muito bem em solos arenosos e diversos outros sistemas produtivos com altíssima taxa de sucesso.

Outra técnica muito utilizada e de alta eficiência é a rotatividade de culturas, ou mesmo o plantio gramíneas (braquiárias), peça-chave para agricultura sustentável nesse tipo de solo. Elas forram o solo e fornecem quantidades boas de palhada, protegendo as raízes, diminuindo a agressão ao terreno e alimentando animais nas entressafras. Identifique com precisão as espécies de gramíneas mais adaptadas para cada sistema, região e solo.

Você que tem uma área de plantio e precisa de dicas para melhorar sua produção e ajustar o terreno para o plantio de culturas precisa estar sempre atento e focado nas novidades do mercado. Aqui no Capital do Campo trabalhamos para trazer o máximo de informação para que você possa garantir um bom plantio e a manutenção e preservação do solo. Venha e confira tudo sobre o mundo agro!

Avalie este post
Compartilhe:
Capital do Campo

capitaldocampo

O Capital do Campo tornou-se o seu melhor portal de notícias sobre o mundo do agronegócio. Em primeiro lugar, você encontrará aqui no portal Capital do Campo inúmeros artigos informativos sobre os principais temas da agricultura e tudo que ela envolve. Além disso, temos informações relevantes para que você tenha acesso as notícias do agronegócio assim como outros temas de agricultura, pecuária e meio ambiente. O meio rural possui uma extensão enorme de assuntos que podem ser discutidos, por isso o Portal Capital do Campo foi desenvolvido para que desta maneira você agricultor, pecuarista e trabalhador rural informe-se diariamente com conteúdos novos, íntegros e de qualidade. Em suma, o Portal Capital do Campo foi desenvolvido por nós, da empresa A. Camargo. Se você ainda não nos conhece, saiba que somos do ramo agrícola, especializados em peças, máquinas e ferramentas. Sendo assim, criamos o Capital do Campo com o intuito de fornecer informação á você consumidor e produtor do campo, fortalecendo a parceria e confiança entre ambas as partes. O agronegócio e tudo que a agricultura e pecuária envolvem demandam informes e dados de quem entende do assunto. Nada melhor então, que nós que estamos á tanto tempo no ramo rural, levarmos este tipo de referência até você! A troca de informações em nosso portal Capital do Campo será mútua. Vamos aprender juntos o melhor: nós do Portal, a empresa A. Camargo e você! Sinta-se á vontade, o Capital do Campo é nosso lar!

Deixe um comentário