Grades agrícolas: facilidade para o agricultor
As grades agrícolas, assim como A. Camargo, são as parceiras de quem produz! Elas vieram para facilitar a vida do produtor, pois as máquinas conseguiram aprimorar o trabalho do arado manual ou tracionado por cavalos. Então, caso você não tenha lembrado do implemento, A Camargo simplifica: é a “carretinha” que é puxada por um trator.
As principais funções das grades agrícolas são: desmanchar torrões e romper camadas inapropriadas da terra, nivelar o terreno; diminuir vazios do solo; eliminar possíveis vasos capilares da terra; preparar o solo; destruir restos de plantios anteriores; facilitar o anexo de sementes, adubos e corretivos, e eliminar plantas daninhas.
Assim, nota-se que é essencial realizar os cuidados entre um plantio e outro! O tema é tão importante que temos um post exclusivo para essa temática, portanto não deixe de conferir “A importância da prática de rotação de culturas para o solo!“.
Agora, definitivamente você sabe do que estamos falando, certo? Estamos abordando os maquinários que são popularmente conhecidos como: grade aradora e grade niveladora! Vamos saber mais?!
O que é a grade aradora?
A grade aradora é um instrumento utilizado para a preparação do solo que receberá um novo plantio. Atualmente, existem a separação das categorias das grades aradoras são feitas de três formas distintas:
- Grades de discos;
- Grades de dentes;
- Grade de molas.
A tipagem da máquina vai depender bastante do tipo de solo, mas de todas as formas, elas são responsáveis por duas funções básicas: arar e gradar o terreno onde está operando. Se você não sabe o que isso significa, nós te explicamos, vamos lá?!
- Aração: O método de aração consiste em mexer as camadas do solo – que ocorrerá a plantação – até “misturá-las” . Isso fará com que a oxigenação da matéria orgânica tenha níveis maiores, permitindo o desenvolvimento das raízes dos vegetais, além de garantir um solo mais enriquecido para que a produtividade seja cada vez mais efetiva nos locais de aplicação do equipamento.
- Gradagem: A gradagem é a etapa que ocorre depois da aração. O método tem como objetivo romper blocos de terra e também nivelar o solo do plantio. Mesmo após a aração, o solo ainda pode apresentar torrões que dificultam a eclosão das sementes e a formação do plantio. Então, a gradagem aparece como um ótimo segundo passo. Após a aplicação da técnica, ela pode ser reutilizada sobre o solo para certificar que não há nenhum tipo de irregularidade.
A efetividade do maquinário dependerá de quão fundo ele conseguirá penetrar no solo, para isso são consideradas o peso da grade, o diâmetro dos discos e a angulação que eles se encontram. Entretanto, normalmente as grades operam penetrando no solo entre 10 a 20 cm.
Dessa forma, as funções que foram mencionadas na introdução do texto dependerão muito de como as grades estão sendo utilizadas. Isso porque o uso indevido do maquinário pode causar problemas para o solo.
Cuidados para com a grade aradora
A grade aradora é um ótimo utensílio quando usado corretamente. Entretanto, ela pode causar problemas se operada incorretamente. Utilizá-la com corte danificado ou pouco profundo pode acarretar um problema chamado de “pé-de-grade”, que ocorre devido à compactação do solo.
Isso faz com que ocorra a incapacidade do solo e a dificuldade do desenvolvimento do plantio, pois o fluxo da água é interrompido pelos grandes “blocos” de terra. O impedimento faz com que o líquido se acumule, podendo ocasionar o escoamento superficial – o principal causador da erosão. Lembre-se sempre de atualizar seus equipamentos!
Qual o objetivo da grade niveladora?
Outro utensílio muito utilizado na agricultura é a grade niveladora! O emprego do equipamento é feito logo após o método de aração. Assim, o objetivo da grade niveladora é:
- Destorroar: processo que visa destruir torrões de terra para que o solo fique ao – máximo possível – uniforme;
- Nivelar: é literalmente a nivelação do terreno, evitando desníveis para que a plantação esteja, também, uniforme;
- Adensar: é a mudança do formato do solo, mas visando manter o volume total do terreno.
Uma característica da grade niveladora, quando comparada com a aradora, é que ela é muito mais leve, pois ela não pode interferir no solo que já foi arado. Já os tipos de grades niveladora são separadas de duas formas:
- Grades de simples ação: É constituída por discos moldados em duas seções (a da direita e a da esquerda – formando um “V”.
- Grades de dupla ação: Já as de dupla ação é formada com duas seções, mas com quatro conjuntos de discos – formando um “X”. A diferença é que elas podem ser destorroadoras ou niveladoras. Para nivelar, os discos formam o “V”, já para destorroar os conjuntos de discos são posicionados em forma de “X”.
Assim terminamos o assunto de hoje! Acreditamos que, se você tinha dúvidas sobre a função de cada uma das grades, agora deve ter ficado um pouco mais claro, não é mesmo? Porém, se faltou abordar algum ponto específico, comente aqui! Será um enorme prazer completar o post com o seu auxílio. Nos vemos no próximo post!