Todo produtor agrícola sabe da importância de um maquinário em perfeitas condições. Em veículos como os tratores, utilizados diariamente no campo, algumas peças necessitam de manutenção de tempos em tempos para prevenir danos, como os rolamentos de roda, por exemplo.
Os rolamentos são necessários para fazer as rodas do trator girarem sem atrito, sendo importante tê-los sempre em bom estado, evitando o rolamento estourado. Quando este problema ocorre, os danos causados podem ser irreversíveis.
Você deve estar perguntando: quais exatamente são os perigos causados pelo rolamento estourado do meu trator? Aqui neste post, você entende quais são os riscos e dicas de como prevenir este problema. Role a página e fique por dentro!
Principais perigos do rolamento roncando
Os rolamentos são compostos por esferas metálicas vedadas em anéis, que giram em alta velocidade dentro da roda do trator e contribuem para a mobilidade correta do maquinário. Ou seja, já deu para entender que um rolamento estourado pode atrapalhar – e muito – a sua rotina de produção.
Mas não é só isso! Confira outros perigos que este problema pode causar:
O rolamento danificado pode atrapalhar seu rendimento
Um rolamento estourado afeta diretamente o movimento das rodas do trator, impedindo que elas se movam corretamente, ou até que parem de vez. Agora imagine ter seu veículo inutilizável até que os rolamentos sejam trocados? Sua produção com certeza seria afetada e, consequentemente, o seu rendimento financeiro.
O rolamento estourado pode causar acidentes graves
Se os rolamentos estiverem estourados enquanto você manuseia seu trator, você pode facilmente perder o controle do veículo, principalmente em alta velocidade. O resultado pode ser um trator capotado e você, ou a pessoa que estiver usando o maquinário, sofrendo ferimentos graves ou até mesmo indo a óbito.
Certamente, estes são riscos que você não deseja correr! Portanto, é importante saber identificar quando o rolamento do trator estiver estourado e como preveni-lo.
Como identificar o rolamento estourado no trator?
Os rolamentos da roda do seu trator estouram quando há perda de lubrificação das esferas de metal da peça, causando atrito entre elas e, por consequência, o mau funcionamento do rolamento num todo.
Excesso de água e de calor são as principais causas do estouro dos rolamentos da roda do seu veículo. O dano nessa peça pode ser identificado pelo “ronco” particular que ele faz quando usamos o veículo.
Porém, nem sempre é fácil ouvir esses ruídos durante o manuseio do trator: afinal, ele pode se confundido com outros ruídos normais feitos pelo motor do veículo. Portanto, a melhor forma de identificar o “ronco” dos rolamentos é como um estetoscópio automotivo.
É importante ressaltar que os rolamentos são feitos para durar por um longo tempo, sendo vedados para evitar que a água e o calor os danifiquem facilmente. Contudo, com o uso diário no campo, é possível que a exposição a esses elementos seja grande, portanto fique atento!
Quando for necessária a substituição do rolamento estourado do seu trator por um novo, é importante deixar para um profissional fazê-lo, já que é um processo delicado e rolamentos são peças caras que, quando mal colocadas, podem fazer mais mal do que bem ao seu maquinário!
Que tipo de manutenção é necessária para evitar rolamento estourado?
Certifique-se sempre de pedir ao seu mecânico para verificar a saúde das rodas e rolamentos de seu trator, mesmo que não esteja ouvindo barulhos vindo deles. Afinal, é melhor prevenir do que remediar.
Peça sempre ao profissional que estiver cuidando do seu veículo para conferir se a lubrificação das rodas e dos rolamentos estão em dia. Assim você já consegue evitar o estouro das peças e quaisquer outros problemas que possam impedir a mobilidade do trator.
Além de manutenções feitas por profissionais da área de mecânica, você também pode prevenir o estouro dos rolamentos do seu trator, evitando o excesso de peso no veículo. Apesar de ser um veículo de grande porte, existe um limite de peso que ele suporta e que não deve ser excedido.
Para ficar ainda mais por dentro de como prevenir possíveis problemas no seu trator, não deixe de conferir nosso post completo sobre a manutenção preventiva deste maquinário agrícola! A manutenção periódica é fundamental em qualquer veículo, mesmo quando é de uso rural. Pensei nisso!
Esperamos que este post tenha te ajudado a compreender melhor sobre rolamentos estourados e como preveni-los. Lembre-se que é importante nunca negligenciar sinais fora do normal no seu trator, sejam ruídos ou até mesmo perda de mobilidade das rodas.
Não deixe procurar um especialista para inspecionar seu maquinário sempre que necessário. Assim, é possível impedir que os perigos causados pelo estouro do rolamento, ou qualquer outro dano em peças, chegue perto de ocorrer com você e seus equipamentos.
Aqui na Capital do Campo você sempre encontra conteúdos como esse semanalmente – não deixe de nos acompanhar!
Até a próxima!