Tipos de bicos de pulverização: funções e a melhor opção para sua lavoura!
Elemento essencial nos cuidados com a lavoura e no tratamento de plantas, a pulverização de defensivos agrícolas exerce um fator de extrema importância na agricultura em relação ao combate de doenças e pragas, e mais ainda, quando se trata de equipamentos pulverizadores.
Peça chave no trabalho no campo, os pulverizadores garantem uniformidade na distribuição de defensivos agrícolas e fertilizantes foliares nas lavouras. Mas para isso é preciso prestar bastante atenção nos componentes que formam esses equipamentos – e os principais deles, os bicos de pulverização.
Por serem pequenos, os bicos acabam sendo muitas vezes ignorados pelos profissionais de aplicação, sendo colocados de lado em preferência a outras peças consideradas mais importantes. Mas não se engane, para garantir uma pulverização de qualidade e efetividade, é preciso escolher o bico certo para cada tipo de equipamento que será usado, além de uma atenção redobrada quanto aos cuidados e manutenção.
4 modelos de bicos de pulverização
Como já dito, os principais modelos encontrados no mercado são os tipos leque e circular. Ainda sim, é possível encontrar subdivisões que apresentam características distintas e são projetados para finalidades específicas que impactam na trajetória, no tamanho e na distribuição das gotas sobre a plantação.
1. Bicos Leque Plano Padrão
Utilizados com mais frequência em pulverizadores de barra, os bicos Leque Plano Padrão costumam proporcionar uma pulverização uniforme e completa, já que o bico consegue cruzar os jatos criando uma boa cobertura sobre as plantas.
2. Bico Leque Plano Uniforme
Diferente do Leque Plano Padrão, o leque plano uniforme consegue fazer sua distribuição em formato calda criando uniformidade na aplicação sem necessidade de cruzamento. Ainda sim, isso exige atenção maior para que todo o produto seja aplicado em todo o campo.
3. Bico Cone Cheio
Quando se trata de aplicação em grande quantidade de folhas, a melhor opção nesse caso é o uso ativo do bico tipo Cone Cheio. Sua distribuição é feita em forma circular e o modelo ainda permite uma boa variedade de ajustes do ângulo ao qual a aplicação poderá ser feita.
4. Bico Cone Vazio
Assim como o bico anterior, o bico tipo Cone Vazio permite uma boa variedade de ajustes, ainda sim, sua distribuição é feita de maneira circular, criando um anel durante a pulverização. Levando isso em conta, pelo fato de não haver distribuição saindo do centro do bico, é preciso maior cuidado e atenção para não haver perda do produto durante a aplicação.
Qual o material ideial para os bicos de pulverização?
Como nós já sabemos, para cada tipo de produto ou tamanho de plantação é necessário um tipo de bico, mas além de seus modelos, seus materiais de fabricação também são importantes quando se trata de otimização na aplicação. É possível encontrar no mercado bicos fabricados em todo tipo de material, os principais deles são plásticos, cerâmica, inox e latão.
Bicos de plástico
Por conter matéria-prima barata, estão entre os que apresentam maior resistência e custo baixo, além de serem extremamente acessíveis. Sua durabilidade é bem maior que sua versão em latão, por exemplo, mas inferior aos modelos de cerâmica.
Bicos de cerâmica
Certamente são os que apresentam maior durabilidade, já que seu material de fabricação é feito de compostos resistentes à abrasão. Devido a sua resistência e durabilidade, os modelos apresentam um custo maior de compra, ainda sim, com manutenção periódica alinhada, os bicos de cerâmica podem durar anos.
Bicos de Inox e Latão
Apresentam baixa durabilidade e resistência média, mas conseguem executar muito bem seu objetivo e são relativamente baratos. São boas opções para uso intermediário sem pretensão de uso a longo prazo.
Como escolher um bico de pulverização?
Quando for escolher o bico para seu pulverizador, seja uma troca ou montagem, atente-se nos detalhes. Escolha bicos que sejam da mesma marca que seu equipamento, que tenham os ângulos de abertura próprios para o tamanho do campo e também do tipo de produto que será usado nos tanques e para sua limpeza. Essas atitudes geram maior otimização na aplicação e resultam em um retorno muito maior, tanto em produção quanto rentabilidade.
Considerando esses fatores, é de suma importância conhecer e entender cada um deles e também suas funcionalidades para que sua aplicação seja feita de forma segura, eficiente e de acordo com cada necessidade. O uso de bicos de maneira errada, ou mesmo o uso de produtos inadequados para um certo tipo, pode comprometer o equipamento, o produto, a lavoura e ainda causar gastos extensivos na produtividade diminuindo assim a rentabilidade.
Agora que você já conhece e sabe quais são os tipos de bicos de pulverizadores do mercado, aproveite para descobrir mais sobre outros assunto relacionados a pulverização agrícola e seus métodos aqui no blog Capital do Campo!