Ao garantir o funcionamento perfeito do seu maquinário com as manutenções preventivas e necessárias nas peças de tratores e de implementos agrícolas em geral, você evita que a máquina pare de funcionar durante seu uso e, principalmente, que ocorram acidentes.
Seja para fazer a manutenção imediata ou preventiva, saiba agora quais são os componentes do sistema hidráulico do implemento, o porquê você deve fazer sua manutenção e ainda, saiba como solucionar problemas comuns que os produtores enfrentam diariamente com sua máquina. Boa leitura!
Como funciona o sistema hidráulico no trator?
O trator é um dos grandes responsáveis pela produção e cultivo agrícola. Sendo um implemento de uso obrigatório na lavoura, as manutenções são muito importantes para que a máquina esteja sempre com seu melhor desempenho.
Antes de sabermos como fazer a manutenção do sistema hidráulico, começaremos entendendo como ele funciona e quais são os aspectos e função de cada parte do sistema, pois, ele é responsável por transmitir a potência para o motor e garantir seu funcionamento. Os tratores podem ser encontrados com três tipos de acoplamento:
- Acoplamento montado: quando é ligado à três pontos o sistema de engate hidráulico do implemento;
- Acoplamento de arrasto: são ligados à barra de tração da máquina;
- Acoplamento semimontado: quando são ligados aos dois pontos inferiores do sistema de engate.
Ainda, temos a válvula de controle remoto que direciona, com pressão, o óleo para os pistões e bombas hidráulicas, para que eles realizem funções como movimentar as lâminas, as pás e outras partes do trator.
No caso do sistema da válvula de controle remoto, ela possui acopladores, que ficam na parte de trás do trator, alavancas de controle, que ficam na plataforma de operação, reservatórios, filtros, bombas, válvulas e tubulações que fazem parte do seu corpo.
O sistema hidráulico trator funciona da seguinte maneira:
- Quando a bomba hidráulica é acionada pelo motor, ela inicia a circulação do óleo hidráulico, assegurando um abastecimento contínuo;
- As válvulas de alívio são responsáveis pela devolução dos excessos de fluidos ao reservatório;
- O cilindro receberá o óleo irá se estender e retrair conforme a necessidade, sempre impondo uma força proporcional ao seu diâmetro interno e à pressão hidráulica.
Quais os componentes do sistema hidráulico de um trator?
Os componentes que fazem parte do sistema hidráulico do trator são os responsáveis pela transmissão da força e velocidade gerada para que o implemento realize suas funções sem problemas. São eles:
1. Bomba hidráulica
Ela é o componente que provoca a circulação do óleo hidráulico por todo o sistema até o depósito que assegura um abastecimento contínuo durante o seu funcionamento.
2. Reservatório
O reservatório de fluidos é responsável pelo acionamento dos cilindros e motores hidráulicos acoplados ao trator. Nos períodos em que a alavanca não é acionada, o fluxo de óleo retorna ao reservatório e fica até iniciar os comandos novamente.
3. Motor Hidráulico:
O motor hidráulico é o responsável por controlar a posição de todos as partes do implemento e seus movimentos no solo, subir, baixar, virar, entre outros, além da força exigida para fazer cada ação.
4. Mangueiras
As mangueiras são responsáveis pela condução de todos os fluidos para o funcionamento do motor, como o óleo, derivados de petróleo, água e ar. Existem diferentes mangueiras, algumas responsáveis pela condução de fluidos com baixa ou alta pressão.
5. Válvulas de controle
Elas fazem o controle do envio de fluido hidráulico, e variam conforme a potência, vazão e pressão necessária durante o uso do maquinário.
6. Válvulas de segurança
Essas ficam localizadas nas partes internas dos conectores e agem para impedir o vazamento de óleo em situações que possam haver a desconexão acidental.
7. Bloco manifold de comando eletro-hidráulico
Este é um componente responsável por regular o fluxo de envio de fluidos entre as bombas, atuadores e demais componentes do sistema. É como se fosse o “cérebro” do sistema hidráulico do trator.
Qual a importância da manutenção dos componentes hidráulicos?
Agora que você já entende qual é a função do sistema hidráulico do trator e sua importância, além de saber quais são as funções de cada componente, você pode sempre fazer a manutenção preventiva do sistema hidráulico do seu implemento.
A manutenção preventiva consiste basicamente em:
- Conferir o nível de óleo do trator;
- Fazer a troca dos filtros;
- Verificar se há vazamentos em alguma das válvulas ou conexões;
- Acoplar as mangueiras corretamente para que elas não se soltem;
Além de ser uma manutenção muito prática, você mesmo pode estar verificando esses detalhes para evitar problemas futuros no funcionamento da sua máquina. Saiba mais sobre como fazer a manutenção preventiva em tratores agrícolas em um conteúdo completo da Capital Do Campo!
Temos algumas dicas para que você se atente no momento da manutenção do sistema hidráulico trator:
Passo 1:
Ao desconectar os acopladores e terminais da extremidade de cada mangueira, limpe os encaixes dos terminais. Pois, ao conectar ele limpos, você evita vazamentos e desconexões acidentais.
Caso a mangueira esteja sob pressão e você não consiga conectá-la novamente, retire a pressão pressionando a ponta da mangueira em uma superfície que não seja metálica.
Caso tenha muita pressão é possível retirá-la ao diminuir a carga que esteja no cilindro hidráulico. E lembre-se: sempre descomprima o sistema antes de desacoplar qualquer mangueira ou conexão.
Passo 2:
Para manutenções no sistema de controle remoto, basta que você se atente ao nível de óleo e faça a reposição se necessário, lembrando que o nível de óleo nunca deve estar abaixo da vareta de medição.
Na manutenção da alavanca de controle, você deve mover ela para frente, pois assim o cilindro da alavanca pode ser trabalhado livremente.
Passo 3:
Antes de conectar mangueiras ou conexões, retire as proteções dos acopladores e limpe-os. Verifique se a mangueira está sem pressão, para que você possa ter êxito na finalização da sua manutenção.
Por que o hidráulico do trator não levanta?
Um dos principais problemas no sistema, é quando o hidráulico do trator não levanta ou não realiza os movimentos corretamente. Sabia que isso pode ocorrer pela falta de manutenções preventivas e necessárias no seu implemento?
Alguns dos motivos que levam à falha no funcionamento do sistema hidráulico que resulta na lentidão para levantar, não levantar ou às vezes não descer podem ser diversos, mas os casos mais comuns que você pode estar verificando e resolvendo imediatamente são:
Troca de filtros de ar
A não troca dos filtros de ar do reservatório pode ocasionar na obstrução deles, resultando na dificuldade da bomba cavitar durante o seu curso de extensão, ou seja, um entupimento que pode travar o sistema hidráulico.
O tamanho do filtro também pode ser um fator que influencia no seu funcionamento, a dica que damos é nunca substituir por peças menores.
Mangueiras
O uso de mangueiras danificadas pode comprometer o funcionamento do sistema hidráulico também, pois um vazamento nelas faz com que o sistema fique sem pressão.
Conectores
Conectores sujos, quebrados e mal encaixados também podem restringir o funcionamento de todo o sistema, neste caso, ao fazer manutenção, é ideal que se verifique o funcionamento deles.
Óleos
O uso de óleo pesados e muito viscosos também podem prejudicar o funcionamento do sistema hidráulico, pois, ele tem dificuldades para o envio do óleo para outras partes, resultando no mau funcionamento do implemento. Se possível, opte por um óleo de alta qualidade.
Agora que você já sabe qual a importância da manutenção dos componentes hidráulicos do trator e como fazer a manutenção deles, esperamos que seu maquinário esteja sempre em bom funcionamento. Dar importância para os cuidados dos componentes do maquinário aumenta sua vida útil e evita problemas inesperados.
Nos encontramos no próximo post!