O produtor só precisa saber escolher o equipamento apropriado, definir seu projeto, a regulagem correta, ficar atento à manutenção dos implementos, realizar o trabalho dentro da faixa apropriada de umidade e identificar a velocidade compatível para otimizar a operação.
Também é necessário entender a melhor cultura que se enquadra ao tipo de solo de sua propriedade. Além disso, o produtor não pode esquecer de fazer a correção de acidez da terra, neutralizando o alumínio e dedicar-se a uma boa adubação para repor os nutrientes necessários.
Um dos procedimentos básicos utilizados no preparo do solo é a aração e a gradagem, elas são fundamentais para eliminar as plantas daninhas. Dessa forma é possível conseguir um solo uniforme e pulverizado, mas não é só pulverizar o solo, para se ter uma boa produtividade é necessário também fazer o uso de fertilizantes e das sementes híbridas.
Dentre os equipamentos que não podem ser esquecidos no momento da preparação de um bom solo são os mancais agrícolas, um suporte fixo que pode ser de ferro fundido ou aço. Eles são necessários para o bom funcionamento de um equipamento, como são giratórios faz o papel de diminuir o atrito entre os eixos e auxilia na movimentação rotativa.
Curiosidades!
- A mecanização no Brasil iniciou-se depois da Segunda Guerra Mundial. As peças agrícolas eram importadas do mercado americano e europeu e demorava até quatro meses para chegar ao Brasil.
- Durante o plantio, a correta regulagem do disco posicionará tanto a semente quanto o adubo nos locais corretos. Neste processo também é muito relevante testar antes o disco agrícola com as sementes para que a distribuição seja adequada.
Primário Secundário e Corretivo
O preparo do solo é dividido em três momentos. Preparo Periódico Primário, Secundário e Corretivo. No preparo periódico primário há uma movimentação profunda do solo, utilizando implementos conhecidos como arados. Acontece o corte do solo para formação da leiva expondo suas partes internas ao ar e aos raios solares. Neste processo também ocorre uma inserção de esterco ou de adubos verdes para melhorar a fertilidade do solo e controle das ervas daninhas.
Já no preparo periódico secundário, a finalidade é complementar o serviço já realizado pelo arado, usando então as grades. Esse processo de gradagem pode ser feito antes ou depois da aração ou para substituir o mesmo com uma profundidade de 12 cm. Além deste trabalho também é feito o nivelamento da superfície com a fragmentação dos torrões, a aplicação de defensivos e fertilizantes, o enterro de sementes úmidas e a eliminação de plantas invasoras.
No processo secundário as grades de discos podem ser utilizadas de três tipos: a simples ação, dupla ação e dupla ação deslocada. No simples ação ocorre a chamada inversão do solo que é basicamente uma capina artificial para o controle de ervas daninhas.
No processo de dupla ação, o solo é mobilizado por duas vezes com as grades de disco, primeiro para fora e depois para dentro. Já no dupla ação deslocada, as grades “V” ou “Off-set” têm a função de regular a penetração do solo, aumentando ou diminuindo a sua ação.
Uma dica importante no preparo secundário é que o produtor deve realizar o uso mínimo de gradagens, porque o uso intenso pode causar pulverização do solo ou seja destrói a matéria orgânica e favorece a erosão.
Outra boa prática é fazer uma gradeação antes do plantio para controlar as plantas daninhas, realizar a inserção da palha e nivelar o solo com torrões fragmentados. Um implemento agrícola importante para realizar a fragmentação dos torrões e nivelar o solo é a enxada rotativa. Também é imprescindível durante a aplicação dos adubos corretivos na formação dos canteiros em horticultura.
Ela também é muito utilizada no manuseio em planícies alagadas para semeadura do arroz irrigado. Com este equipamento (a enxada rotativa) pode-se definir a profundidade do solo.
Agora vamos falar dos sulcadores, eles são responsáveis por abrir os sulcos (frissura) no solo para plantio de uma cultura, irrigação e controle de erosões. Geralmente usados nas culturas de milho, cana de açúcar e mandioca.
Enquanto os sulcadores fazem os sulcos na terra, os escarifadores e subsoladores têm o papel de empurrar para frente, para os lados e para cima, causando fragmentação no solo. Ainda contribui para romper a camada compactada, permitindo a infiltração e a retenção de água no solo.
Preparo Periódico Corretivo
Nesse processo corretivo de preparo do solo, o indicado é a calagem, nele podemos aplicar o calcário com o objetivo de elevar os teores de cálcio e magnésio, diminuindo assim a acidez do solo e fornecendo nutrientes para as plantas.
Umidade do solo
A melhor umidade do solo é percebida quando o trator consegue operar com o mínimo esforço, oferecendo o melhor resultado. Em casos de excessiva umidade, o solo sofre danos físicos em sua estrutura por isso inviabiliza a operação. Já em casos de pouca umidade, a terra não sofre danos físicos em sua estrutura, porém o produtor gasta mais tempo realizando as passagens para fragmentar o solo. Neste caso o uso da enxada rotativa pulveriza e destrói a estrutura da terra.