O solo é um importante recurso que precisa ser preservado e melhorado. Assim, muita atenção deve ser dada ao seu preparo para uso agrícola. Quando esse arado é bem conduzido, observa-se grandes benefícios na sua estrutura física, ou seja, um solo bem arado facilita a penetração da água no solo e reduz a possibilidade de ocorrer erosão e a perda de matéria orgânica e outros componentes de fertilidade. Mas para a aração ficar boa, é preciso ter disco de grade e disco de arado de qualidade, e na A.Camargo você encontra os melhores discos de grade aradoras e os melhores implementos agrícolas do mercado.

A operação de preparo do solo é feita para controlar plantas daninhas, descompactar o solo e propiciar condições satisfatórias ao plantio, à germinação das sementes e ao desenvolvimento da cultura. Normalmente, a aração do solo consiste na realização de duas gradagens: com grade aradora, ou de uma aração com arado de disco; e mais duas gradagens, para destorroamento e/ou nivelamento do terreno. Por isso você precisa do melhor disco de arado, como os das marcas BALDAN, TATU OU METISA.

 

 

 

A preparação do solo antes de plantar é muito importante e requer alguns cuidados. Por isso, A.Camargo que sempre foi parceira de quem produz, vai dar algumas dicas para garantir o melhor cultivo:

 

  • Sistematização: A sistematização do terreno deve ser feita no período da seca, pois com a movimentação de máquinas agrícolas sobre o terreno, ocorre a acomodação do solo, fazendo surgir pequenas ondulações. facilita a drenagem e diminui o consumo de água. Melhora a eficiência da semeadura, aumenta a produtividade e melhora a qualidade do produto.
  • O preparo do solo envolve 2 etapas: primária e secundária, utilizando um ou mais implementos agícolas. O preparo primário consiste em operações mais profundas que utilizam arados ou  grades aradoras, visando o rompimento de camadas compactadas.
  • No secundário, as operações são mais superficiais, realizadas com grades aradoras leves para nivelar e eliminar plantas daninhas. Para desempenhar estas funções e preparar o solo,  A.Camargo tem as melhores marcas (METISA, BALDAN, TATU) e modelos de equipamentos e discos agrícolas do mercado.
  • Preparo do solo seco: é aconselhável realizar a operação com grade aradora, entre dez e trinta dias antes da aração.  Após arado são efetuadas duas ou três gradagens leves. Assim, o uso da enxada rotativa constitui uma alternativa para o destorroamento, devendo, ser utilizada somente quando a grade aradora leve não tiver condições de realizar esta operação. Independentemente do método de preparo, é necessário fazer o aplainamento da superfície do terreno, para corrigir as irregularidades.
  • Preparo do solo alagado: áreas onde há ocorrência de chuvas, a enxada rotativa, a lâmina traseira e a grade de dentes são os equipamentos mais usados. O procedimento consiste na inundação do solo, na aração e no nivelamento da área com lâmina traseira e/ou com grade niveladora. A enxada rotativa faz o revolvimento do solo e a incorporação da matéria orgânica. Em solo profundo, é conveniente realizar a primeira aração com o solo seco, para não ocasionar atolamento de máquinas agrícolas.
  • Época de preparo: antes deve-se avaliar a possibilidade de trafegar no terreno com trator e máquinas pesadas. A época ideal é quando o trator, com um mínimo de esforço, produz um serviço de melhor qualidade. Quando o preparo é feito em solo muito úmido, ocorrem danos deixado pelas rodas do trator. Com o solo muito seco há maiores gastos de combustível e de tempo. Tanto no solo seco como no alagado, a aração deve anteceder o plantio em cerca de 30 dias.
  • Desempenho de arados e grades: as operações podem ser realizadas com varios equipamentos, que resultam em diferentes níveis de consumo de energia. Muitos fatores influenciem no desempenho, até mesmo a habilidade do operador e a potência do trator. O consumo de combustível é maior com o uso do arado de disco ao contrário da grade aradora que demanda menor consumo de combustível e apresenta maior capacidade de trabalho, mas ao comparar o consumo de combustível em relação ao volume de solo mobilizado há pouca diferença entre os equipamentos de preparo do solo.

 

 

Já mostramos aqui, que A.Camargo é parceira do homem do campo e sabe que falta de arado adequado para o solo  prejudica a germinação e pode gerar grandes prejuízos. E se você não quer ter prejuízos… na A.Camargo tem tudo para garantir a melhor colheita. Então não perca tempo, é hora de comprar discos agrícolas para preparar o solo para o plantio e A.Camargo tem tradição de vendas de discos agrícolas há mais de 45 anos! Veja aqui alguns de nossos produtos:

 

Discos de Grade

Compre discos de grade aqui

Discos retos

Compre discos retos de arado aqui

Implementos agrícolas

Compre implementos agrícolas aqui

Para mais informações sobre peças para tratores e discos agrícolas, envie-nos um orçamento!

Entre em contato conosco!

Equipe A.Camargo de Atendimento
Pelo telefone (62)3272-6608    ou pelo e-mail atendimento@acamargo.com
Compre Fácil: acamargo.com
Fonte consultada: Embrapa