O produtor brasileiro de soja deve registrar uma das melhores rentabilidades obtidas no país na safra 2012/13. Nos próximos cinco anos, no entanto, a margem de lucro da exportação de soja pode reduzida pela metade. :-|

soja acamargo

Em 2017 será registrado uma década de estimativa de lucros e neste cenário a oferta de crédito será uma ferramenta a mais para o produtor. Nesse ritmo, o produtor de soja do Brasil vai andar de turbante (como produtores de petróleo árabes :lol: ). Os bons preços da soja refletem a exportação de soja em alta e os estoques apertados. E com estimativas de lucros melhores desde 2007, os agricultores brasileiros estão conseguindo elevações expressivas em sua renda e necessitam cada vez menos de crédito. Pelas contas, para a safra 2012/13, para cada R$ 1,00 próprio, ele só tomará mais R$ 1,00 de crédito

O quadro, pode ficar ainda mais favorável ao produtor brasileiro em função da quebra de safra americana, prejudicada pela seca. Os levantamentos recentes indicam um declínio de 17 milhões de toneladas na produção americana de soja, na comparação com a safra do ano passado, fato que tende a elevar ainda mais os preços. Se somarmos as perdas em todas as lavouras americanas neste ano, os Estados Unidos estão deixando de produzir o volume que o Brasil produz ao ano. O que beneficia a exportação da soja brasileira.

soja acamargo

Também os sinais vindos da China são favoráveis ao produtor brasileiro de soja, assim como das demais culturas de grãos.  A desaceleração econômica na China é acompanhada de uma mudança no perfil econômico do gigante asiático. O rearranjo chinês é na direção de uma diminuição dos investimentos em infraestrutura com prioridade para as aplicações em consumo. Ou seja, não se prevê redução nas importações agrícolas, mas talvez até um crescimento nas exportações.

soja acamargo

O plantio de soja vai ocupar na próxima safra de verão algumas áreas do Rio Grande do Sul onde havia pastagens e plantações de milho e feijão, e o plantio de soja aumentará para um recorde na temporada 2012/13. Preços em alta, demanda pela exportação de soja aumentada e os problemas enfrentados com as safras de outros importantes países fazem com que os produtores tenham interesse pela produção de soja.

 

AH! E NÃO SE ESQUEÇA: Na A.Camargo você encontra as melhores peças, máquinas e equipamentos agrícolas para garantir a qualidade, rapidez e economia da sua produção.  ;-)

 

 

a.camargo parceira de quem produz

 

 

 

Fontes consultadas: ExpressoMT, Globo Rural e CenarioMT.