Arado de Disco

Surgiu como alternativa ao de aiveca e teve como ponto de partida a grade de disco. É o implemento de preparo de solo mais usado no Brasil, devido a sua facilidade de confecção e melhor adaptação às variadas condições de solos. Foi construído para ser usado em solos secos, duros, pegajosos, com raízes e pedras. Apesar do movimento giratório dos discos, que cortam o solo e a vegetação, esse tipo de arado requer peso para penetrar no solo.

Em geral, os arados de discos são providos de um a seis discos, lisos ou recortados, fixos ou reversíveis, cujo diâmetro varia de 45 a 80 cm. Os arados podem preparar o solo na profundidade de 5 a 40 cm, apresentando largura de corte por disco de 15 a 40 cm.

Disco Recortado

Disco Recortado

Disco Recortado

Disco Recortado

Disco Liso

Disco Liso

 

 

 

 

 

 

 

 

O diâmetro dos discos a serem empregados relaciona-se com o solo no qual o arado vai ser usado e, sob esse aspecto, são feitas as seguintes recomendações:

 

Diâmetros dos  discos  Recomendação de uso
24 polegadas  Para solos extremamente duros, argilosos, com grande quantidade de palha na superfície, o que exige grande penetração.
 
26 polegadas  Para solos duros, argilosos ou argilo-arenosos, com abundância de raízes.
 
28 polegadas  Para solos de consistência mediana, arenosos, de penetração relativamente fácil.
 
30 polegadas  Para aração profunda, em solos de consistência média. Para solos pesados, compactados, seu emprego exige massa adicional no arado.
Fonte: Seguy et al. (1984). 

Grade Aradora

É o implemento destinado à preparação do solo, que realiza a aração e a gradagem numa mesma operação. As peças ativas da grade aradora são formadas por discos montados em eixos, que giram em ângulo, com a linha de tração. As grades possuem uma estrutura pesada, necessária à penetração dos discos no solo. As grades pesadas possuem mais de 130 kg de massa sobre cada disco e as intermediárias ou médias, de 50 a 130 kg.

Discos Agrícolas Metisa

Grade Niveladora

Geralmente, a grade niveladora é utilizada após a aração, com o objetivo de destorroar, nivelar e adensar o solo. Recebe também denominação de grade leve por possuir massa inferior a 50 kg sobre cada disco de corte. Existem grades de simples e de dupla ação. As de simples ação são constituídas de dois conjuntos de discos dispostos lado a lado e as duplas quatro conjuntos, em forma de duas parelhas. As de dupla ação podem ser destorroadoras ou niveladoras. Nas destorroadoras os conjuntos de discos são dispostos em forma de “X” e nas niveladoras, de “V”.

Os modelos comuns de grades leves possuem de 26 a 48 discos, com borda lisa ou recortada e diâmetro de 18 a 22 polegadas.

Grade Niveladora em V

Grade Niveladora em V