Cuidar do jardim faz muito bem à saúde, sabia?

Criar algo realmente bonito com as mãos, fazendo um belo jardim ou uma horta cheia de frutas e verduras traz muitos benefícios à saúde de quem mexe com a terra.

jardinagem a.camargo

 

Trabalhar em um jardim alivia o estresse do cotidiano e até melhora o humor. E se você resolver plantar verduras e legumes ainda pode ter alimentos mais saudáveis e frescos a sua disposição. A jardinagem pode ser mais relaxante do que várias outras formas de lazer e a atenção sem esforço da jardinagem pode melhorar a saúde mental e evitar os sintomas da depressão. Além disso, cavar, plantar, capinar e repetir outras tarefas que requerem força e alongamento é uma excelente forma de exercício de baixo impacto.

Por isso, a jardinagem é uma atividade que pode ser feita por idosos, pessoas com deficiência e até por quem sofre de dores crônicas. E ainda permite que você tenha contato com ar puro e sol, o que faz com que seu sangue se movimente melhor.

jardinagem a.camargo

 

O alimento que você mesmo planta é o mais fresco que você pode comer. E é ainda mais delicioso comer algo que você mesmo cultivou. Pensando nisso, por que não fazer uma horta cheia de frutas e vegetais? Além de ser um exercício divertido, a tendência é que quem plante os próprios alimentos se alimente de forma mais saudável.

Esse também é um bom incentivo para as crianças comerem mais verduras e menos alimentos artificiais.

jardinagem a.camargo

 

Como começar?

Você não precisa de um grande jardim para se beneficiar com a jardinagem. Se você tem pouco espaço, vale plantar até em pequenos recipientes, como vasos e baldes, desde que estejam limpos e tenham buracos na parte inferior.

Existem inúmeras dicas de jardinagem e A.Camargo vai te dar algumas pra você cuidar muito bem do seu jardim:

 

  • Para obter bons resultados é necessario ter os utensílios adequados. É fundamental ter uma mangueira , fertilizante, sementes e luvas de jardinagem. Com o passar do tempo virá a ter necessidade de comprar outros utensílios.
  • Uma vez plantadas todas as suas sementes, assegure-se de que pode dedicar pelo menos uma ou duas horas por semana para tratar da sua horta. Deve fertilizá-la e regá-la com regularidade.
  • Reutilize garrafas plásticas e transforme-as em pequenos vasos ou mini estufas.
  • Para regar suas plantas, dê preferência para as primeiras horas do dia. Evite molhá-las quando o sol estiver forte.
  • Sempre retire as folhas secas, murchas e doentes, com uma tesoura de poda. Deixe as flores murchas, pois elas viram frutos.
  • Pode também aproveitar copos de iogurte com tampas transparentes para fazer germinar as sementes.
  • Transforme a gaiola velha dos pássaros num bonito expositor de flores.
  • Pode aproveitar botas gastas de cowboy ou de trabalho já velhas, e usá-las como vasos. Desta forma terá vasos únicos.
  • Para não sujar os seus sapatos, amarre neles sacos de plástico antes de entrar no jardim molhado e com lama.
  • Evite que a terra saia dos vasos de flores forrando os fundos com folhas secas.
  • Coloque barris de lata no seu quintalpara aproveitar a água da chuva para  regar as suas plantas.

 

E não se esqueça, na A.Camargo você encontra TUDO para cuidar do seu jardim!

jardinagem a.camargo

jardinagem a.camargo

jardinagem a.camargo

jardim a.camargo

Gostou das dicas? Então confira no blog da A.Camargo outras publicações com ótimas dicas sobre jardinagem, clicando aqui.