acamargo

A facilidade que a internet proporciona na hora de efetuar uma compra é realmente extraordinária. É possível comprar 24 horas do dia, nos sete dias da semana e tudo isso, sem nem precisar sair de casa. Os preços também são outros atrativos e podem chegar a ter descontos de mais de 50% em determinadas épocas.

Em quatro anos, o volume de consumidores virtuais quadruplicou. Esse crescimento deve-se a vários fatores, como a mudança no comportamento dos consumidores, que passaram a perceber melhor os benefícios e as vantagens oferecidas por esses meios, além do aumento do número de computadores e maior banda larga.

compras on line acamargo

Por outro lado, esse salto nas compras on line gerou um aumento das reclamações dos consumidores. Como as empresas não estavam cumprindo suas obrigações, o Ministério da Justiça, em conjunto com os principais órgãos representativos do comércio eletrônico brasileiro, como PROCON e o E-bit (canal de informação que visa orientar os consumidores sobre seus direitos na Internet), definiram diretrizes para que as relações de compra e venda por meio eletrônico aconteçam de forma mais segura, prática e conveniente para consumidores e lojistas.

Ainda sim, é comum muitos consumidores on line terem dúvidas sobre os seus reais direitos ao adquirir algum produto pela internet. Como agir com atrasos de mercadoria, produtos com defeitos e utilização da garantia, são alguns dos questionamentos mais pertinentes quando o assunto é e-commerce. Isso porque nas compras online o direito do consumidor permanece, mas os problemas mudam. Enquanto esse tipo de comércio vem sendo regularizado, A.Camargo te dá algumas dicas desse universo de compras on line:

Boca a boca

As lojas virtuais dependem da propaganda boca a boca para sobreviver. E essa é uma ferramenta que pode ser facilmente utilizada pelo internauta. Sites como Reclame Aqui, por exemplo, reúnem listas dos bons e maus compradores e vendedores.

Forma de Pagamento

Compras feitas com boleto ou depósito bancário devem ser evitadas quando o internauta não tem certeza da confiabilidade do site.

compras on line acamargo

 

•Em relação ao preço, analise o valor do produto e compare-o com a média de preços praticados na web. Lembre-se do ditado popular, “quando a esmola é demais, o santo desconfia”.

•Mensagens: as lojas virtuais costumam enviar e-mails. Fique atento se perceber erros de ortografia e o texto exigir que você insira no e-mail de resposta informações pessoais, como senhas.

•Certifique-se de que a empresa é confiável. Verificar se ela disponibiliza seu CNPJ, se existem reclamações junto ao Procon. É importante que a empresa tenha um canal de retorno: endereço físico, telefone ou e-mail.

Essas e mais dicas e esclarecimento de dúvidas sobre os direitos do consumidor on line você encontra no portal E-bit, que classifica e premia os melhores e mais confiáveis e-commerces do país.

A.CAMARGO já tem 2 anos de E-Commerce e experiência em vendas virtuais, sempre priorizando o bom atendimento e a  excelência em qualidade dos serviços prestados. E foi devido a essa preocupação em satisfazer sempre as expectativas dos nossos consumidores, que  já fomos indicados pelos consumidores on line ao prêmio de EXCELÊNCIA EM QUALIDADE COMÉRCIO ELETRÔNICO, do E-bit.

A.Camargo tem tradição de mercado, e tanto em suas lojas físicas como nas virtuais sempre priorizamos e cumprimos os direitos dos consumidores ao longo de quase 50 anos de mercado.

acamargo