Agricultura desempenha um papel importante a nível da preservação do ambiente e proteção de recursos naturais, pois é uma atividade econômica que depende do ciclo da natureza. Nos debates atuais sobre o gerenciamento dos recursos hídricos do planeta, chegou-se a conclusão de que sem a irrigação não seremos capazes de produzir toda a alimentação que a população mundial precisa. Sendo assim, práticas agrícolas devem considerar as condições características de cada região, ajustando assim as técnicas que melhor se enquadrem a um melhor e mais correto desenvolvimento sustentável, econômico e ambiental.

Atentos a esta necessidade de uso racional da água, os setores de irrigação já contam com tecnologias para atender à nova realidade e divulgam um novo conceito “maior produção por gota de água”.  Ambientalistas, lembram que o uso racional da água na irrigação, não é somente uma questão de utilizar a melhor tecnologia disponível, mas também de ter preocupações ambientais. Especial atenção deve ser dada também ao uso de técnicas de conservação de solo e a minimização do uso de biocidas na agricultura irrigada, pois essa atividade poderá resultar em um aumento da contaminação não só das águas superficiais como também das águas subterrâneas.

 

 

 

Portanto, é de grande importância que os agricultores passem a implementar medidas de utilização da água como:

*Uso racional da água na irrigação

*Proteger a qualidade da água da poluição dos fertilizantes

*Proteger a qualidade da água da poluição com produtos Fitofarmacêuticos.

*Proteger os rios e as ribeiras

*Não cultivar determinadas espécies em terrenos inclinados sem protecção do solo durante a época das chuvas.

*Não utilizar métodos de rega inapropriados

*Adaptar as técnicas de regadio

 

Pesquisas desenvolvidas para o aproveitamento racional da água na agricultura estão ajudando a desenvolver novas tecnologias como o protótipo de um equipamento que monitora a umidade do solo, cujos produtos similares no mercado são importados e têm preços elevados (para mais informções, clique aqui). Na bacia do Rio São Francisco, por exemplo, existe um projeto que incentiva os agricultores a desenvolverem práticas que aumentem a infiltração da água das chuvas. Essa técnica aliada a métodos de conservação do solo contribui para o aumento da recarga do lençol freático. Outra curiosa técnica de produção de água foi desenvolvida pelo Departamento de Agricultura do Chile. Nas montanhas ao redor de uma comunidade no litoral chileno, na região do deserto do Atacama, foram instaladas redes de nylon que funcionam como captadoras de água da nevoa.

 

 

 

Especialistas classificam este novo setor como agricultura de precisão. Como o nome sugere, a técnica consiste no desenvolvimento de métodos e tecnologias que assegurem maior exatidão às atividades do setor, evitando o desperdício. Estas iniciativas demonstram que se formos capazes de fazer uma boa administração dos recursos hídricos e manter a sua qualidade, quem sabe num futuro não tão distante poderemos ser exportadores de água? Afinal a água será o ouro deste milênio. ? 8-O

 

Atenção! Na A.Camargo você encontra RODAS DÁGUA  da marca ZM  que são  produtos que trabalham com a reutilização da água, contribuindo com o meio ambiente e também com a sua economia. ;-)

roda d' água zm

Entre em contato conosco!

 

Equipe A.Camargo de Atendimento
Pelo telefone (62)3272-6608    ou pelo e-mail atendimento@acamargo.com
Compre Fácil: acamargo.com

 

 

Fontes Consultadas: UnicampAgronline e Inovagri.